PROJETOS COMPLEMENTARES
Projetos estruturais em concreto armado, hidrossanitários e preventivo de incêndio para obras residenciais, comerciais e corporativas de pequeno e médio porte.
Os projetos complementares, apesar do nome, são essenciais para a execução e funcionamento de uma edificação após a conclusão da obra.
Projetos estruturais em concreto armado são os mais comuns no país, compostos por armaduras de aço e enchimento das formas com concreto. São bem adaptados para diversos tipos de obras e há facilidade para se encontrar materiais e mão de obra adequados para a execução. Projetos hidrossanitários definem o traçado das tubulações de água fria, quente e de esgoto, assim como o tratamento e destino final deste. Os projetos de prevenção e combate à incêndio são exigidos pelo corpo de bombeiros militar do Estado para diversos tipos de edificações e são imprescindíveis para garantir a segurança dos usuários em uma situação de emergência.
O desenvolvimento destes projetos deve acompanhar o do projeto arquitetônico para que não haja incompatibilidade entre eles, o que gera retrabalhos e custos adicionais para a execução da obra.